A Torá desde Jerusalém
Parashá Shelach Lecha
Livro Bamidbar / Numeros (13:1 a 15:41)

Resumo da Parashá

No começo desta Parashá o Eterno ordenou a Moshé que enviasse homens para explorar a terra de Canaã, nomeou um homem de cada tribo.  O povo de Israel encontrava-se em Kadesh, no deserto de Paran e Moshé, segundo a ordem do Eterno nomeou doze representantes, um por cada tribo, para explorar a Terra Prometida; entre eles encontravam-se Yeoshua e Caleb.  No seu regresso, deviam dar informações sobre a terra que viram, as suas condições, sobre a sua população e o eu solo.

Os emissários cruzaram o Neguev, a sul de Canaã, em direcção ao norte, tendo chegado a Rechov, passando depois por Hebron e posteriormente  chegaram ao vale de Eshkol, no deserto de Paran onde se encontrava o acampamento.  Trouxeram consigo grandes cachos de uvas, romãs e figos.

Quando se apresentaram perante Moshé e Aarón, reconheceram que se tratava de uma terra que emana leite e mel, com grandes frutos.  Observaram também a existência de grandes cidades muito fortificadas e relataram que os seus habitantes eram muito fortes e poderosos, e que seria impossível conquistar a terra de Canaã.  Desta maneira atemorizaram os Bnei Israel.

Yehoshua e Caleb não compartilharam essa informação negativa e aconselharam o povo a continuar a sua marcha até Canaã.  Não obstante, o povo rebelou-se e pediu que nomeassem outro líder que os conduzisse de volta ao Egipto.  Não quiseram ouvir as palavras de Yehoshua e Caleb.

O Todopoderoso encolerizou-se contra o povo pela falta de fé e quis destruí-lo para depois formar uma outra nação mas Moshé com as suas rezas interveio e conseguiu a sobrevivência dos Filhos de Israel, ainda que fossem condenados a errar pelo deserto durante quarenta anos, um ano por cada dia que os espias estiveram fora do acampamento.  Desta forma morreriam todos os maiores de quarenta anos (salvo Yehosua e Caleb) e assim entraria em Eretz Israel uma nova geração.

Os dez espias que falaram desfavoravelmente, morreram imediatamente mediante uma praga.

Depois o povo compreendeu o erro e quis subir à terra prometida, apesar de que Moshé os advertiu que o Todopoderoso não os acompanharia e uma quantidade dos seus membros, obstinadamente, partiram e foram derrotados pelas tribos de Amalek e Canaã.

Hashem ordenou que quando o povo entrasse na Terra Prometida, deviam realizar certas oferendas e quando comessem pão retirar uma parte da massa como oferta ao Eterno.  Este último foi ordenado para todas as gerações.

Enquanto o povo permaneceu no deserto, comprovou-se que um homem profanava o Shabat.  Foi detido e consultou-se o Todopoderoso que ordenou que fosse castigado apedrejando-o até morrer.

O Eterno disse a Moshé que promulgasse uma lei pela qual os Filhos de Israel (apenas os homens), deviam usar Tzitzit (franjas) nos bordes das suas vestimentas (nas quatro quinas), para que o povo recordasse e cumprisse os mandamentos divinos.  É uma lei para todas as gerações do Povo de Israel.


www.mesilot.org             yeshiva@mesilot.org