A Torá desde Jerusalém
Parashá Miketz
Livro Bereshit (41:1 a 44:17)

Resumo da Parashá

Ao fim de dois anos de o chefe dos copeiros ter sido libertado, o Faraó sonhou ter visto junto ao rio, sete vacas magras que devoravam as sete vacas gordas e robustas.  O Faraó despertou do seu sonho e voltou a sonhar.  Desta vez sete espigas magras comiam  sete espigas cheias de grãos.  O Faraó  estava perturbado e chamou os seus conselheiros mas não puderam interpretá-los.  Nesse momento o chefe dos copeiros recordou que Yosef, que estava na prisão, podia interpretar sonhos.  Assim foi que, sendo trazido perante o faraó, contou o que tinha ocorrido e que o tinha ouvido acerca dele e do seu poder de interpretação dos sonhos.  Yosef esclareceu o Faraó de que não era a sua sabedoria a que interpretava os sonhos, senão o Criador que o fazia por seu intermédio.  Então Yosef lhe explicou que os dois sonhos assinalavam o mesmo e representavam sete anos de prosperidade para a economia egípcia, ao princípio e posteriormente sete anos de fome.

Yosef recomendou ao Faraó que nomeasse um funcionário sábio como administrador da terra do Egipto, explicando-lhe que deveriam armazenar alimentos durante os sete anos de abundância para logo serem consumidos durante os sete anos de pobreza.  O Faraó aceitou a sugerência e nomeou o próprio Yosef como administrador dando-lhe o posto de vice rei do Egipto.  Vestiu-o com finas roupas,  colocou-lhe o anel real, um colar de ouro e entregou-lhe o carro do vice rei.  Deu-lhe por esposa Asnat, filha de Potifar.  Dela nasceram dois filhos, Menashé e Efráim.

Yosef acumulou em todo o Egipto grandes quantidades de cereais e logo começaram os sete anos de fome  dando ordens para que se abrissem os depósitos e vendessem aos egípcios os alimentos.

Também em Canaã havia uma terrível fome o que motivou Yaacov a enviar seus filos ao Egipto para comprar provisões mas reteve o seu filho menor Benjamim, que ficou em casa por temor a que lhe acontecesse alguma desgraça.

Chegaram ao Egipto e Yosef logo os reconheceu ainda que considerando-os como estranhos  não se deu a conhecer como seu irmão.  Tratou-os com  severidade acusando-os de serem espiões ao que eles negaram ser.  Assim, eles se apresentaram mencionando que todos eram de uma família da terra de Canaã, de doze irmãos dos quais havia desaparecido um deles, que o mais pequeno tinha ficado com seu pai e que as suas presenças no Egipto eram apenas para adquirir alimentos.Yosef insistiu em que eram espiões e que somente acreditava neles se algum deles viajasse para trazer perante si o seu irmão menor.

Primeiramente colocou todos os irmãos na prisão durante três dias e, posteriormente   libertou-os.  Entre si os irmãos lamentavam-se pelo que aconteceu ao seu irmão Yosef e consideraram que tudo o que estavam a padecer era um castigo Divino pela angústia que lhe fizeram padecer.  Os irmãos falavam em hebraico e desconheciam que Yosef os compreendia, já que, a este lhe traduziam para o egípcio o que eles expressavam. Yosef ao ouvir o que diziam seus irmãos não pôde conter-se, afastou-se e chorou.

Yosef regressou para junto de seus irmãos e aprisionou Shimon. Ordenou aos seus servidores que em segredo enchessem com cereais as bolsas de seus irmãos com o dinheiro que tinham trazido.

Ao regressarem a casa, os irmãos descobriram que não apenas traziam consigo alimentos, senão também o dinheiro que tinham levado.  Logo contaram a seu pai Yaacov tudo o que tinha acontecido e este negava-se  a enviar o seu filho mais novo Benjamim ao Egipto.  A fome prosseguia e Yehuda conseguiu convencer seu pai que lhes permitisse levar com eles Benjamim, no seu regresso ao Egipto.

Chegaram novamente ao Egipto e foram recebidos por Yosef, que libertou Shimon  e novamente ordenou  encher com provisões  as bolsas de seus irmãos, devolvendo o dinheiro. Mas nesta ocasião ordenou que, ademais, pusessem na bolsa de Benjamim uma taça de prata. Ao tentarem partir de regresso, foram acusados de terem roubado a taça de Yosef,  que perante tal acusação protestaram aclamando a sua inocência e foram revisados. Ao encontrar-se a taça na bolsa de Benjamim, rasgaram as suas vestes e Yosef ordenou que fosse retido e que deixassem os restantes  seus irmãos em liberdade para voltar a casa de seu pai.


www.mesilot.org             yeshiva@mesilot.org