A Torá desde Jerusalém
Parashá Chaie Sará
Livro Bereshit (23:1 a 25:18)

Resumo da Parashá

A parashá desta semana começa por relatar a morte de Sará quando já tinha cento e vinte e sete anos de idade. Sará morreu em Kiriat Arba, Hebrón e nesse lugar Avraham comprou um terreno e a cova de Machpela para sepultá-la aí.Avraham guardou luto por sua esposa.

Avraham ansiava que Itzchak, seu filho, se casa-se e para tal encarregou seu servente Eliezer de encontrar uma mulher apropriada para Itzchak. Avraham fez com Eliezer lhe prometesse que não escolheria uma esposa entre as filhas dos cananitas.Ele tinha que ir à terra natal de Avraham e encontrar aí a companheira para Itzchak.

Eliezer apressou-se para levar a cabo a ordem dos eu amo e para tal preparou dez camelos, carregando-os com muitos presentes que Avraham lhe deu e iniciou assim a sua viagem até Aram Naharaim, aterra de nascimento de Avraham. Chegou já era noite junto a um poço fora da cidade, rogou a Hashem que o ajudasse a encontrar a pessoa adequada para Itzchak. Assim, nas rezas que fez ao Eterno, disse que pediria água a uma jovem que estivesse junto do poço e que seria que ela que lhe respondesse que lhe daria água a ele e aos seus camelos. Essa seria, então a mulher eleita pelo Todopoderoso.

Antes de Eliezer ter terminado as suas rezas ao Eterno, chegou ao poço, Rivká a encher o seu cântaro e Eliezer correu ao seu encontro para pedir-lhe água. Rikvá deu-lhe beber e logo tirou água para dar aos camelos. Eliezer entendeu que ela era a mulher que Hashem destinara e deu-lhe os presentes que levava. Eliezer inclinou-se e prostrou-se perante o Eterno, bendizendo-o pela Sua bondade para com Avraham. Rivká era neta de Nachor, irmão de Avraham.

Depois Rivká levou Eliezer para sua casa e ele contou tudo o que acontecera até esse momento. Um irmão de Rivká, Labão saiu ao encontro do visitante. Toda a família esteve de acordo com a sua união com Itzchak e assim permitiram que Rivká viajasse à terra de Canaã para que se casasse.

Rivká conheceu Itzchak e este desposou-a.

Avraham tomou por esposa Keturá e teve com ela mais seis filhos. Deu presentes a todos os seus filhos mas deixou toda a sua herança ao seu querido filho Itzchak. Avraham morreu com a idade de cento e setenta e cinco anos e foi sepultado por seus dois filhos, Itzchak e Ismael na cova de Machpelá junto com a sua esposa Sará.


www.mesilot.org             yeshiva@mesilot.org