A Torá desde Jerusalém
Parashá Itró
Livro Shemot (18:1 a 20:23)

Resumo da Parashá

Itro, sacerdote de Midian e sogro de Moshé soube de tudo o que Hashem fez por Moshé e pelo Povo de Israel, tirando-os do Egipto.  Tzipora, esposa de Moshé, com os seus filhos Guershon e Eliezer, regressaram a Midian.  Itro mais tarde levou-os a Refidim, lugar onde o povo estava acampado. Itro reconheceu o poder do Todopoderoso e ofereceu-lhe sacrifícios.

Itro aconselhou Moshé a nomear juízes que o ajudassem a julgar, que ele fosse apenas o representante do povo perante o Eterno.  Assim fez Moshé e Itro regressou a Midian.

Três meses depois da saída do Egipto e os Bnei Israel tinham chegado ao deserto de Sinai e acamparam no sopé do monte.  Moshé subiu ao monte e o Eterno disse-lhe que instruísse o Povo para que recordasse como Ele os libertou do Egipto.  Assinalou que se o Povo O escutasse e mantivesse o Seu pacto, seria um “reino de sacerdotes e um povo santo”.  Moshé desceu do monte e transmitiu essas palavras aos anciãos e ao povo.  O povo respondeu: “Faremos tudo o que o Eterno disse”.  Hashem indicou a Moshé que Ele apareceria como uma densa nuvem e que desse modo falaria a todo o povo.  Os Bnei Israel deviam preparar-se em três dias para receber a Torá e Ele baixaria ao monte Sinai.  Ninguém devia aproximar-se do sopé do monte, e todo aquele que o fizesse morreria.

Ao sexto dia de Sivan, ou seja, passados três dias, houve trovões e relâmpagos e uma espessa nuvem pousou soubre o cume do monte, com fumo e fogo.  Ouviu-se um forte som de shofar, que se intensificava.  O povo aproximou-se do sopé da monte e Moshé subiu ao cume.

Surgiu o momento em que o mundo sofreria uma mudança histórica quando todos os humanos recebessem as raízes do comportamento moral e religioso, para a eternidade.

O Todopoderoso ordenou as Suas palavras nos Dez Mandamentos:

1- Eu sou o Eterno, Teu D-us, que te tirei da terra do Egipto...

2- No terás outros deuses além de Mim...

3- Não pronuncies o Nome do Eterno, teu D-us em vão.

4- Recorda-te do dia de Shabat para santificá-lo...

5- Honrarás teu pai e tua mãe...

6- Não matarás.

7- Não cometerás adultério.

8- Não roubarás.

9- Não levantarás falso testemunho contra teu próximo.

10- Não cobiçarás a casa do teu próximo.

O povo sentiu um grande temor pelo que presenciava e pediu a Moshé que teve de ser ele a falar em nome do Todopoderoso, pois temiam morrer.

Depois Moshé aproximou-se da espessa escuridão e recebeu um grande número de leis e preceitos sobre o culto divino, proibição de idolatria, edificar um altar de terra para oferecer sacrifícios ao Eterno e a proibição do sacerdote de subir ao altar por uma rampa, mas apenas por escadas.


www.mesilot.org             yeshiva@mesilot.org